INTERVENÇÃO ABA MULTIDISCIPLINAR:
ABA no Contexto Clínico
A Intervenção baseada na análise do comportamento aplicada é fundamentada na tríade família-clinica-escola. A intervenção no contexto clínico busca oferecer experiências para a criança que estão para além do aprendizado básico. O contexto clínico é um laboratório de comportamentos que precisam ser aprendidos inicialmente e posteriormente generalizados no contexto domiciliar. Ele é uma base de manejo dos comportamentos em geral e facilita o desenvolvimento de habilidades ainda não presentes no repertório da criança. Dentro desse contexto diversas especialidades são propostas de forma integrada e coordenada para a consecução de um objetivo maior. As principais especialidades serão apresentadas mais à frente.
ABA no Contexto Domiciliar
A intervenção ABA no Contexto domiciliar pretende oferecer uma possibilidade de generalização dos comportamentos aprendidos no contexto clínico, visto que o mesmo atua como modelador inicial do comportamento. Destacamos que esse contexto, por si só pode ser utilizado para implementação do repertório e ampliação do mesmo, mas muitas vezes devido à questões sociais e dificuldades familiares, o contexto domiciliar necessita de uma prévia de imersão no contexto clínico. O ambiente natural da criança (casa) é o laboratório perfeito para realizar a intervenção, pois permite à criança a permanência em seu contexto de segurança e aprendizado com maior rapidez. Dessa forma nossos profissionais (não estamos falando de AT, mas sim de profissionais específicos) vão até a residência da família para realizar a intervenção. Muitos ganhos são obtidos através dessa prática proporcionando uma intervenção mais efetiva e com menos variáveis externas.
ABA no Contexto Escolar
A escola é uma formadora de relações sociais e muitas vezes um ambiente hostil para a criança atípica. A inserção de Psicólogos no Contexto Escolar permite que a criança sinta-se segura para aprender novos comportamentos, para ampliar suas redes de relacionamentos e consiga inserir-se de forma efetiva e funcional nas atividades do dia a dia na escola. A socialização funcional é um pré-requisito para o desenvolvimento de comportamento efetivos e sociais eficazes, logo a inserção da analise do comportamento aplicada nesse contexto é fundamental para o desenvolvimento global da criança.